Option Core SitePortalInícioEquipasLinksConectar-seRegistrar-se

Compartilhe | 

iPad: Uma possível ferramenta escolar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ajcafernandes

MensagemAssunto: iPad: Uma possível ferramenta escolar?   Dom Jan 09, 2011 10:55 pm

A tecnologia está, cada vez mais, inserida nas escolas, um bocadinho por todo o mundo. E o seu papel vai tendo uma importância cada vez maior, já havendo até mesmo Sistemas Operativos indicados para estudantes.

No entanto, se os nossos alunos aprendem com o recurso ao Magalhães, já os alunos Nova Iorquinos estão a começar a utilizar iPads para as suas actividades escolares.

Já neste ano lectivo de 2011, os alunos de Nova Iorque, nos Estados Unidos, recomeçaram as suas aulas com um novo material escolar: o iPad. E esse iPad não foi colocado no sapatinho pelos pais, mas sim pela própria escola.

Esta ideia ocorreu em várias instutuições educacionais de Nova Iorque, e consiste em fornecer iPads aos alunos, como uma ferramenta escolar, para que estes possam aprender melhor Kafka em multimédia, a História através de jogos, e Matemática através de sofisticadas animações passo-a-passo, que ensinam problemas complexos.

Foi logo no dia 20 de Dezembro que os alunos, e professores, da Roslyn School, em Long Island, receberam 47 iPads, faltando ainda muitos para todos os 1.100 alunos.

O objectivo é que o gadget seja utilizado tanto na escola como em casa, para substituir livros didácticos, e que permitam aos alunos estar em contacto com professores, entregar trabalhos, e guardar um portfólio com toda a sua avaliação escolar.

No entanto ainda há quem veja, com pé atrás, a entrada das tecnologias na educação, pois para Larry Cuban, um professor emérito de educação da Universidade de Standford “Existe muita pouca evidência de que as crianças aprendem mais, mais rápido ou melhor, ao usarem estas máquinas. […] iPads são ferramentas maravilhosas para envolver crianças, mas a novidade desgasta, e fica-se com as mesmas questões sobre o ensino e o aprendiz”, e diz também, que o dinheiro seria melhor gasto se recrutassem e treinassem mais professores.

Já para os directores da escola, o iPad é uma ferramente poderosa, versátil, e com uma infinidade de aplicativos com fins educacionais.

Por sua vez, aos professores, agrada-lhes o design do iPad, e os alunos vêem nele a vantagem do pouco peso, pois traz-lhes alívio na mochila.

Os elogios não são escassos, e o Director da Escola de Ensino Fundamental South Mountain, Scott Wolfe chega mesmo a referir que o iPad “poderia muito bem ser a maior aposta tecnológica das escolas desde o retroprojector.”

Mais de 2.000 iPad já foram pedidos pelas escolas públicas de Nova Iorque, e até mesmo as crianças nos Jardins de Infância já os estão a utilizar.

Quem sai a ganhar com esta iniciativa, é a própria Apple, mas segundo as Escolas, a Empresa de Steve Jobs apenas tem oferecido um desconto de 10% na compra dos iPads.

No entanto parece que os iPads nas escolas agradam à maioria, e segundo Daniel Brenner da Roslyn School, os iPads ajudam a nível financeiro, como na redução de impressão de livros didácticos e “não se trata apenas de um gadget fixe, estamos a falar de mudar a forma como esninamos na sala de aula”.

Será o iPad nas escolas vantajoso para a educação dos jovens? Quem aprenderá melhor: Os Nova Iorquinos com iPad, ou os Portugueses com o Magalhães?
http://2fingersup.wordpress.com/
capfr

MensagemAssunto: Re: iPad: Uma possível ferramenta escolar?   Ter Jan 11, 2011 6:09 pm

Não me importava nada que fosse a minha ferramenta escolar.
Mas se isso acontecer penso que seja daqui a uns bons 50 anos e já não estou na escola nessa altura de certeza.
Almo_PT

MensagemAssunto: Re: iPad: Uma possível ferramenta escolar?   Ter Jan 11, 2011 10:29 pm

Quem me dera a mim que fosse o meu "caderno"
capfr

MensagemAssunto: Re: iPad: Uma possível ferramenta escolar?   Ter Jan 11, 2011 10:31 pm

Se conseguires aguentar mais 50 anos na escola pode ser que tenhas um ahahah
Almo_PT

MensagemAssunto: Re: iPad: Uma possível ferramenta escolar?   Ter Jan 11, 2011 10:40 pm

LOL uma pessoa está constantemente a aprender!
capfr

MensagemAssunto: Re: iPad: Uma possível ferramenta escolar?   Ter Jan 11, 2011 10:48 pm

Mas para teres um destes tens de ficar a aprender na escola almo
Almo_PT

MensagemAssunto: Re: iPad: Uma possível ferramenta escolar?   Ter Jan 11, 2011 11:00 pm

Ou então compro 1
capfr

MensagemAssunto: Re: iPad: Uma possível ferramenta escolar?   Ter Jan 11, 2011 11:01 pm

Mas se o comprares nao vai ser para ferramenta escolar --'
Almo_PT

MensagemAssunto: Re: iPad: Uma possível ferramenta escolar?   Ter Jan 11, 2011 11:02 pm

Eu sei xD
miguelit

MensagemAssunto: Re: iPad: Uma possível ferramenta escolar?   Qua Jan 12, 2011 10:01 am

Isto acontece é no Japão e coisas parecidas, cá vamos continuar com o belo do caderno e a bela da BIC!

capfr

MensagemAssunto: Re: iPad: Uma possível ferramenta escolar?   Qua Jan 12, 2011 8:56 pm

Eu ja usei computador nas aulas para passar matéria e isso.
Packfox

MensagemAssunto: Re: iPad: Uma possível ferramenta escolar?   Sex Jan 14, 2011 12:33 am

Se so agora e que estao finalmente a remodelar algumas das escolas basicas e secundarias portuguesas ( a escola que eu frequentei, foi a que os meus pais frequentaram ha 20 anos, igualzinha sem tirar nem por ) e muito pouco provavel que o ipad chegue ca as escolas portuguesas nos proximos 50 anos, mas sim nos proximos 100.. Isto, se alguma vez ultrapassarmos esta crise e miseria, meus amigos! :b
miguelit

MensagemAssunto: Re: iPad: Uma possível ferramenta escolar?   Sex Jan 14, 2011 5:07 pm

Capfr... Mas tu és fino...

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: iPad: Uma possível ferramenta escolar?   

iPad: Uma possível ferramenta escolar?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» FMC no IPAD
» Como calcular sem boletim escolar, e saber se você é um aluno nota 10! ;)
» Sobre uma possível fusão da TAM com a TAP
» SimpleKeyPad para FSX
» Melhor tablet para uso aeronáutico

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Guns 'n' Portugueses :: MUNDO - Notícias, Informações e Outras Questões :: Notícias do Mundo das Tecnologias :: Notícias-
Ir para: