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 [NDS] Golden Sun Dark Dawn

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nuno91pt
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MensagemAssunto: [NDS] Golden Sun Dark Dawn   Qua Jan 05, 2011 7:49 pm



Quando o Game Boy Advance chegou ao mercado, alguns jogadores acabaram por se sentir de certa forma enganados, com o facto de uma consola marcada com o chavão 32-bits, não conseguir reproduzir uma imagem em três dimensões tão boa como as consolas da altura com o mesmo número de Bits, ou seja, a PlayStation e a Sega Saturn.

Mesmo não tendo essa capacidade, existem alguns jogos que tentaram emular as capacidades das consolas da época, e ser mais do que um dos muitos remakes importados para a consola. Entre eles, surgiu um RPG que não estava muito longe do nível de um Final Fantasy, ou até de um Dragon Quest, esse jogo com o nome, Golden Sun, que acabou por ser dividido em dois episódios, veio assumir um lugar de referencia no Game Boy Advance, mesmo que tenha passado ao lado de muitos jogadores.

Agora, com a Ninendo DS, as portáteis da Nintendo já são capazes de estar ao nível necessário para criar experiências mais próximas de uma consola caseira. Mas com tantos e bons RPG disponíveis para a Nintendo DS, será que o regresso de Golden Sun vai conseguir marcar posição e assumir um lugar de destaque?

Golden Sun Dark Dawn funciona como uma sequela directa para o segundo episódio de Golden Sun lançado no Game Boy. Agora, os heróis dos dois primeiros jogos estão crescidos e tem filhos (que são as copias exactas das suas figuras enquanto crianças), e vivem perto da antiga aldeia de Vale, de forma a vigiar o grande Mount Aleph, local onde existe o Sol Sanctum e onde supostamente ainda vive o Wise One, além de ser o sítio onde se deu a catástrofe da Alquimia, conhecida como o Golden Sun.

Como não podia deixar de ser, vão tomar controlo do filho de Issac, Matthew e dos seus amigos de forma a travar uma nova ameaça que se abate sobre o mundo. Pelo caminho vão percorrer o mundo, desvendando puzzles com a ajuda da Psynergy, travando combates ao bom estilo de um RPG por turnos clássico e respondendo às perguntas colocadas pelos restantes personagens, o que ajuda a moldar o vosso carisma e estilo de jogo com a personagem.
Cliquem aqui para ver mais imagens de Golden Sun Dark Dawn
A história de Golden Sun Dark Dawn começa quando o grande amigo de Matthew, Tyrell, resolve roubar uma invenção conhecida como Soarwing, de forma a mostrar que é capaz de a utilizar. Claro que isto acaba por não correr bem e com o Soarwing destruído, os heróis acabam por ser incumbidos de apanhar uma nova pena de um Mountain Roc, uma ferramenta essencial para reparar o Soarwing.
Isto faz com que os aprendizes de Adept tenham de se fazer à aventura pelo mundo, o que os vai levar ainda mais longe que esta primeira missão.

Em Golden Sun Dark Dawn, tal como acontecia com grande parte dos RPG clássicos, vão poder percorrer todo um mapa mundo, recheado de aldeias e zonas especiais para explorar, ideais para aqueles que gostam de ir mais além do que fazer simplesmente a história.
Também no mapa mundo vão ter direito a encontrar monstros de forma aleatória, o que vai iniciar uma sequência de combate.

Os combates bebem inspiração dos grandes clássicos do género, havendo turnos entre os ataques e a decisão do que fazer através da selecção entre menus. Podem usar ataques simples e directos, ou então defender, mesmo assim, mais tarde ou mais cedo, o jogo vai ensinar-vos a utilizar tanto a magia, como os Djinn, criaturas especiais que podem invocar para realizar vários ataques, e até mesmo, invocar criaturas poderosas que dão muito mais dano.

A utilização dos Djinn é absolutamente crucial para a jogabilidade de Golden Sun Dark Dawn, pois a distribuição dos mesmos entre as personagens da equipa vão desbloquear, não só novas habilidades, como ainda, modificar radicalmente as estatísticas de cada herói, alterando atributos, como a vida, a defesa, ataque, etc.

Mas as habilidades não funcionam apenas em combate, pois alguns dos puzzles do jogo só podem ser solucionados dando uso à Psynergy fora de combate. Algumas das utilizações podem englobar, usar força psíquica para mover um objecto para fora do caminho, ou ainda, fazer crescer plantas para criar uma escada e assim subir até uma plataforma mais alta. As magias são muitas e podem acreditar que há vários puzzles que exigem que sejam utilizadas de uma forma inteligente.

Algo que os veteranos vão notar de imediato, é que a Nintendo DS oferece a possibilidade de jogar Golden Sun Dark Dawn quase por inteiro com recurso ao ecrã táctil, seja apenas para seleccionar um objecto ou para percorrer os cenários. Uma das melhores implementações deste sistema, é o facto de permitir que agora apontem a direcção na qual pertencem usar a Psynergy. É quase certo que grande parte dos jogadores não vão usar o ecrã táctil, preferindo os botões, mas é uma boa opção de jogabilidade.

Tendo em conta que é um jogo de Nintendo DS, Golden Sun Dark Dawn ainda consegue puxar bem pelas capacidades da portátil da Nintendo, especialmente no que toca aos combates renderizados em 3D, com uma câmara rotativa extremamente apelativa que já tinha marcado presença no original do Gameboy Advance.
No entanto, existe uma grande diferença entre os gráficos dos combates e os da exploração. Enquanto percorrem o mundo, os gráficos são essencialmente modelados em 3D estilizado a fazer lembrar Anime, porém, quando em combate, as personagens são totalmente feitas a simular figuras totalmente renderizadas, o que faz lembrar a certos pontos, Final Fantasy VII, onde as personagens eram mais pequenas no mapa e assumiam o tamanho real em combate.
Outro destaque vai ainda para os Summons, que oferecem belos espectáculos visuais.

Mesmo tendo gráficos bastante bons, a música também não fica muito atrás, tendo muitas novas musicas épicas e ainda espaço para reciclar outras tantas dos primeiro Golden Sun, como é o caso da música de combate que faz o seu regresso. Algo que também está de regresso são as vozes feitas por sons distorcidos de fala, é verdade que pode tornar-se algo irritante a espaços, mas oferece algum charme e personalidade às personagens, e caso tenham jogado os primeiros, decerto não iam querer de outra forma.

Golden Sun Dark Dawn ainda demora uma boas horas a terminar e tem varias coisas que podem fazer, que vos desviam da missão principal, especialmente se quiserem apanhar todos os Djinn e descobrir as melhores invocações dos mesmos. O mundo, apesar de ser essencialmente o mesmo, parece totalmente redesenhado para esta nova geração e caso tenham jogado os anteriores, não vão querer parar até ver os créditos finais.

Embora o visual faça parecer a espaços, que este não passa de um Remake do Golden Sun original, a verdade é que Golden Sun Dark Dawn é mesmo o merecido sucessor de uma das melhores franchises do Gameboy Advance. Tendo em conta a qualidade dos originais e de Golden Sun Dark Dawn, é estranho que a Camelot não esteja presente em mais projectos da Nintendo, ou crie outras series.
Embora não seja um clássico imediato, ou o melhor jogo da Nintendo DS, este é um jogo que os fãs de RPG não devem deixar passar.



font: MyGames

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